segunda-feira, 12 de junho de 2017

Está provado que foi golpe. E o povo percebeu


Como eu sempre disse, é só uma questão de tempo. Basta esperar que a verdade irá se impor. Não há meio de conter a verdade. Ela é uma força da natureza. Mas não importa quantas vezes eu repita isso, os que desprezam a verdade e confiam no logo, na dissimulação, na distorção da verdade, nas mentiras, acham que é só uma frase de efeito. 




Por Eduardo Guimarães

Os golpistas diretos e os indiretos conseguirão manipular os Poderes da República, que ora controlam, até o fim do mandato presidencial em vigor. Ou seja, o mandato da chapa Dilma-Temer.

Mas o que são golpistas diretos e golpistas indiretos?

Golpistas diretos são aqueles que operaram a máquina que cassou o mandato popular concedido a Dilma Rousseff. Isto é: o vice-presidente de Dilma, Michel Temer, e a maioria do Congresso Nacional.

O Poder Legislativo transformou-se em uma máquina de sabotagem golpista que inviabilizou o governo Dilma para afundar a economia e gerar o clima necessário ao golpe.

Golpistas indiretos são todos os outros que, de uma forma ou de outra, contribuíram decisivamente para que o mandato legítimo da ex-presidente fosse surrupiado sob uma desculpa qualquer.

Só para citar alguns:

1 – Mídia (Globo e penduricalhos na imprensa escrita, digital, televisada e falada)

2 – Setores do Judiciário que se pautaram pela mídia, pelo capital e pela “maioria” para tomar decisões contra Dilma Rousseff e demais petistas.

3 – Ministério Público e Polícia Federal, que se partidarizaram ao ponto d e terem seus membros postando memes nas redes sociais atacando Dilma e demais petistas.

4 – Empresariado, que se uniu aos golpistas diretos e indiretos e passou a boicotar publicamente o governo Dilma

5 – O Judiciário, que cometeu atrocidades como barrar nomeação de Lula como ministro por achar que estava sendo nomeado para obter foro privilegiado, mas não tomou a mesma atitude contra Moreira Franco, entre outros peemedebês nomeados por Temer para obter o benefício. E que não impediu impeachment por motivo insuficiente.

Contudo, os setores mais informados da sociedade acabam de tomar um choque. E os golpistas se recusam a aceitar. Todavia, essa recusa não muda o fato de que o povo já se deu conta de que a derrubada de Dilma foi mesmo um golpe.

Os golpistas contam com a burrice popular. A grande maioria das pessoas não teria capacidade de perceber que Temer cometeu crimes graves de corrupção, prevaricação, formação de quadrilha, obstrução da Justiça etc., enquanto que Dilma Rousseff foi cassada por uma divergência contábil que inclusive ocorreu em governos anteriores ao seu sem que os presidentes à época fossem sequer questionados.

Alguns dirão que para fazer essa análise há que estar muito antenado na política, mas eu digo que não. Tudo foi muito exposto na mídia nos últimos anos.

Se você parar alguém na rua e perguntar por que Dilma foi derrubada, a pessoa não saberá dizer. Alguns dizem “corrupção”, mas se você perguntar qual foi o ato de corrupção que ela cometeu ninguém saberá dizer.

No caso de Michel Temer é diferente. Todos saberão dizer das gravações em que ele pede propina. É um conceito fácil de entender.

A cada dia que passa vejo mais gente assumindo que “no tempo do Lula é que era bom”. Mas agora já está aparecendo gente “comum” perguntando “por que Temer não cai como Dilma se tem prova gravada que ele roubou”.

No mínimo, as pessoas estão ficando desconfiadas de que tem gato nessa tuba. Isso está se refletindo nas intenções de voto. É uma minoria cada vez menor que diz que não vai votar em ninguém, mais ou menos igual à minoria que quer um nazista no Poder – os bolsominions

O caso de Aécio Neves também é bastante interessante para a desmoralização do golpe. Nenhum dos petistas que foram presos tem contra si provas sequer parecidas – em termos de gravidade – com as que há contra o tucano. Além disso, um senador petista foi preso em condições análogas às que pesam contra Aécio.

O mais despolitizado dos cidadãos, se for intelectualmente honesto, vai ver que Aécio não está preso porque é tucano.

Nos próximos dias, o Plenário do STF irá julgar o pedido de prisão de Aécio Neves formulado àquela Corte pelo procurador-geral da República. A chance de ele escapar é de 99%. Vão enrolar com seu caso como fizeram com o de Eduardo Azeredo.

Só que, a cada vez que falarem alguma coisa do PT, todos vão lembrar de como a Justiça aliviou para Aécio. Bastará reproduzir as gravações em que ele confessa crimes e revela o seu baixo nível moral e intelectual.

É por isso que tenho dito que setores da esquerda que ainda estão vivendo de ilusão precisam se concentrar na única coisa que interessa ao Brasil: a eleição presidencial de 2018.

No último sábado participei de um debate que fechou o 3º Encontro Estadual de Blogueiros. Debati com a fundadora do grupo Jornalistas Livres, Laura Capriglione, que tem uma visão bem diferente da minha sobre o que fazer diante do golpe.

Para Laura, a esquerda não deve apostar em Lula porque ele pode ser preso ou ficar inelegível. E como a esquerda não tem candidato viável para disputar se não for Lula, e como não aceita candidatos de centro-esquerda, ela acha que, se a esquerda for derrotada em 2018, “tudo bem”, aceitaremos esperar que um dia consigamos fazer uma revolução socialista.

Até lá, seremos governados pela ultradireita e reagiremos com nossas manifestações e abaixo-assinados enquanto eles tiram direitos dos trabalhadores e extinguem programas sociais, ao mesmo tempo em que continuarão roubando o país sem parar.

A visão da Laura é, mais ou menos, a visão do PSOL. Há que respeitar, mas compartilhar é coisa bem diferente. O Brasil é um caldeirão que vai explodir. Essa “paciência” de setores da esquerda é uma loucura. Vai fazer este país pegar fogo. De novo, porque o que vivemos hoje se deve ao que esse

Agora, por que Lula será preso ou impedido de disputar 2018? Como vão prender ou inabilitar Lula se tantos corruptos com prova provada estão se safando devagarinho? Como vão prender Lula sem provas – o MPF confessa que não tem provas contra o petista – se não prendem tucanos e peemedebistas contra os quais as provas abundam?

Lula vai disputar 2018 e vai ser eleito. Isso a direitalha não vai poder impedir, assim como não pôde impedir em 2002, em 2006, em 2010 e em 2014.

Como eu sempre disse, é só uma questão de tempo. Basta esperar que a verdade irá se impor. Não há meio de conter a verdade. Ela é uma força da natureza.

Mas não importa quantas vezes eu repita isso, os que desprezam a verdade e confiam no logo, na dissimulação, na distorção da verdade, nas mentiras, acham que é só uma frase de efeito.

Ainda bem que pensam assim. Se acreditassem na força da verdade, os pervertidos dessa direita imunda que infesta o nosso país começariam a tomar cuidado. Confiantes, eles são os seus maiores inimigos.

Não vai ser fácil nos livrarmos de Temer. Ele e os tucanos conseguiram dar um golpe parlamentar porque têm uma sólida maioria capaz de barrar até a Justiça.

Mas no ano que vem tem eleição. É nisso que devemos focar: eleger o próximo governo. A boa notícia é que ver os golpistas nus fez o povo acordar. Todos já sabem que foi golpe, mesmo que muitos não reconheçam.

Não pensam no que dizem ou fazem. Acham que tudo lhes é permitido e, assim, tiram as máscaras a toda hora. É só ficar de olho. Vão se enterrar sozinhos. E o Brasil voltará a ter um governo de verdade. De Lula ou de quem ele indicar.